04 abril 2015

Morreu Leandro Vale... e Bragança não quis saber!

Soube no dia. Quinta-feira a minha mãe recebeu a comunicação no email e fez questão de me informar. Tinha sido havia pouco tempo. Ainda nenhum órgão de comunicação social tinha divulgado a notícia! Optei por esperar. Não quis ser eu a divulgar a sua partida nas redes sociais! "A notícia há-de aparecer e depois, com o link para a mesma, presto-lhe a minha homenagem", pensei eu. E assim foi! O site Notícias do Nordeste fez referência à sua morte e, lá "linkei" eu a notícia no meu mural de facebook acompanhada do texto "O meio cultural do nordeste deve-lhe muito e foi-lhe ingrato! Até sempre.". E que ingratidão essa, que se manifesta mesmo depois da sua partida!
Antes de dissertar sobre essa ingratidão, importa esclarecer quem foi Leandro Vale. Não vou entrar na elaboração de uma biografia exaustiva! Qualquer pesquisa no Google fornece biografias mais ou menos completas do artista. Vou apenas dizer que o Senhor Leandro foi alguém nascido na zona centro do país e que optou por se mudar de armas e bagagens para a cidade de Bragança onde criou a companhia de teatro "Teatro em Movimento". Com esta companhia, e seguindo a máxima do "Não vai Maomé à montanha vai a montanha a Maomé", levou o teatro às povoações mais escondidas nos montes e vales de Trás-os-Montes (e não só). A região deve-lhe isso! A região deve-lhe isso e muito mais! No entanto a região não retribuiu! Num passeio cibernético pelos diversos sites e perfis sociais dos meios de comunicação social da região é possível observar uma total apatia face ao desaparecimento de uma personalidade que, quer se queira quer não, marcou a cultura Nordestina do final do século XX! Se no que ao Mensageiro de Bragança (jornal administrado pela diocese de Bragança/Miranda) diz respeito a coisa até se compreende uma vez que a compatibilidade do comunismo com a igreja é mais ou menos a mesma que a do portismo com o benfiquismo, o mesmo não se pode dizer da rádio local mais ouvida na zona! Ignoro o site da RBA porque estes ainda não sabem se querem ser M80 ou continuar a ser RBA e com isso as actualizações são quase tão frequentes como as do nosso Bombeiralhadas! Também se pode aceitar que os sites dos jornais impressos (Jornal Nordeste) sejam apenas actualizados aquando da saída de uma edição em papel, mas não se aceita que os perfis sociais dos mesmos (Jornal Nordeste / Mensageiro de Bragança) e o do próprio município de Bragança não façam qualquer referência ao sucedido! Julgo que há alturas em que se devem separar as águas e pôr de lado as diferenças partidárias! Ou o laranjismo ferrenho da cidade ainda ensina às crianças que os comunistas são aqueles senhores que comem bebés ao pequeno almoço? Leandro Vale era comunista, sim! O partido fez questão de emitir uma nota de pesar pela perda do seu militante! Mas foi também quem mais fez pela dinamização cultural de uma região separada do resto do país por uma linha de comboio comida pelo senhor Silva e por estradas nacionais que se mantiveram como únicas vias de comunicação rodoviária até às últimas décadas do século passado!
Soares Novais, através de um texto publicado por Carlos Loures, presta-lhe uma justa homenagem no site "A viagem dos Argonautas". Um texto que reflecte bem a simplicidade e amabilidade do homem que vestia a pele do artista!
Na minha memória fica a recordação da partilha das luzes do palco aquando da apresentação de um livro do Rui Mouta, tendo o senhor recitado dois poemas desse livro com acompanhamento dos dedilhados da minha guitarra clássica e da do Hugo Silva. Ficam ainda gravadas as memórias das peças por ele encenadas e representadas a que assisti na infância e na adolescência!

OBRIGADO e até sempre, Leandro Vale!


Deixo-vos uma das suas mais recentes representações numa curta metragem realizada pelo Rui Pilão:


Nota informativa: O corpo será velado hoje, depois das 15:30, na Capela de São Francisco de Assis e cremado no cemitério do Alto de São João na Segunda-feira às 16.00.

Sem comentários:

Enviar um comentário